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A ejaculação precoce pode melhorar também graças a um estilo de vida apropriado, destinado a reduzir o stress e a promover nutrição saudável e exercício físico.

Juntamente com a terapia medicamentosa, é importante realizar estilos de vida que impeçam os fatores que podem facilitar a ejaculação precoce e possíveis patologias subjacentes. 1

Em primeiro lugar, o stress (que inclui libertação de adrenalina e ansiedade de desempenho) deve ser reduzido e a confiança na capacidade de controlo precisa de ser melhorada.

O médico deve então recomendar um estilo de vida saudável, incluindo exercícios diários, dieta saudável, manutenção de peso normal (também útil para a auto-estima), abstenção de bebidas alcoólicas, tabaco e estupefacientes e descanso de noite apropriado. 1,2

O álcool dá uma sensação enganosa de retardar o reflexo ejaculatório, melhorando o controlo apenas porque (temporariamente) reduz a ansiedade no desempenho. Infelizmente, 41% dos homens com ejaculação precoce dependem dele. 3

 
1. Graziottin A, Jannini EA. Eiaculazione precoce (EP): definizione, diagnosi e terapia. Momento medico ed., 2014.
2. Criteri di appropriatezza strutturale, tecnologica e clinica nella prevenzione, diagnosi e cura delle patologie andrologiche. Quaderni del Ministero della Salute. 2012; 13.
3. Porst H, et al. The Premature Ejaculation Prevalence and Attitudes (PEPA) survey: prevalence, comorbidities,  and professional help-seeking. Eur Urol 2007; 51 (3): 816-23.